MENU
Estaleiros, serigrafia, contentores, V-XXV, 50 x 70 cm
Estaleiros, número 146-150, serigrafia, 50 x 70 cm

Maluda

1125
0

MALUDA (Maria de Lurdes Ribeiro), de seu nome completo, Pintora, nasceu a 15-11-1933, em Goa (Índia) e faleceu a 10-02-1999, em Lisboa. Em Lourenço Marques, onde residia desde criança estreou-se como retratista autodidacta em 1961. Estudou depois em Lisboa, em Paris, em Londres e na Suíça.

Em 1967, já instalada em Lisboa, revelou-se com paisagens urbanas, imagens ilustradas do real, original síntese entre o pós-cubismo e o construtivismo internacionais.

Desde finais da década de 70, o ciclo de janelas. Maluda era uma Pintora de Lisboa e poucos como ela a pintaram, ao mesmo tempo de uma maneira simples mas captando com sensibilidade a luz e todo o lado geométrico e contrastante da cidade.

Maluda pintou os Quiosques de Lisboa, os Faróis da Costa Portuguesa, as Fortalezas da Madeira e as janelas de Lisboa, as suas obras mais conhecidas. Mas os verdadeiros ex-libris da Pintora Maluda são os Quiosques  de Lisboa. Foi com eles que Maluda ganhou fama, através de uma colecção de selos editada pelos Correios, que deu à Pintora portuguesa um prémio mundial, o famoso Quiosque Tivoli da Avenida da Liberdade, que ganhou o prémio de Melhor Selo, em Washington, em 1987.

Maluda pintou ainda outras cidades, sobretudo do Algarve e do Alentejo. A janela manuelina da casa de Garcia de Resende, em Évora, é outro dos seus ex-libris. A sua actividade inclui também retratos, serigrafias, tapeçarias, cartazes, painéis murais, ilustrações, e selos para os correios.

Dois selos da sua autoria ganharam em Washington (1987) e em Perigueux (1989) o prémio mundial para o melhor selo.

Recebeu o prémio Doutor Gustavo Cordeiro Ramos da Academia Nacional das Belas Artes. Maluda foi condecorada com a Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República, Jorge Sampaio.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada (Freguesia de Caparica); Amadora; Cascais (Freguesia de São Domingos de Rana); Lisboa (Freguesia de Santa Clara); Seixal (Freguesia de Aldeia de Paio Pires); Sesimbra; Sintra (Freguesias de Queluz e de Santa Maria e São Miguel).